Manual do usuário

Vendas

Realizar venda

Passo 01

Clique no botão Venda padrão ou pressione a tecla F2 do teclado.

Passo 02

  1. Escolha a forma de pagamento pressionando a tecla F9 do teclado.
  2. Se desejar vincular a venda a algum cliente, pressione F11 para selecionar o cliente. Caso não queira vincular a venda a nenhum cliente mas queira informar o CPF no cupom fiscal, pressione F12 e, em seguida, digite o CPF do cliente.
  3. Caso seja uma venda com entrega em domicílio, tecle F5 para selecionar o entregador e preencher os dados da entrega. Nesse caso, é aconselhável selecionar antes o cliente utilizando a tecla F11, pois assim os dados da entrega serão preenchidos automaticamente.
  4. Digite o nome do produto ou código de barras e pressione Enter em seguida. O leitor de código de barras também poderá ser utiizado, sendo necessário apenas apontar o código de barras do produto para o feixe de luz do leitor.

Passo 03

Em seguida, será mostrada a lista com os produtos encontrados. Pressione Enter sobre o item selecionado ou utilize o mouse (duplo clique) para selecionar o produto.

Passo 04

Caso queira ver as opções adicionais para o produto selecionado, clique no botão indicado logo abaixo.

Passo 05

  1. Antes de adicionar o produto ao carrinho de vendas, digite a quantidade e desconto oferecido (ou digite o preço final).
  2. Após definido o preço de venda, clique no botão Adicionar.

Passo 06

  1. Caso queira editar o preço do produto depois de o ter adicionado ao carrinho de vendas, utilize o mouse para dar um duplo clique sobre o preço. Após o cursor aparecer na célula, digite o novo valor e pressione Enter.
  2. Caso queira alterar a quantidade do produto depois de o ter adicionado ao carrinho de vendas, utilize o mouse para dar um duplo clique sobre a quantidade. Após o cursor aparecer na célula, digite a nova quantidade e pressione Enter. Para remover o produto digite 0 e pressione Enter.

Passo 07

Após adicionar todos os produtos ao carrinho de vendas, clique no botão Finalizar venda ou pressione CTRL e F ao mesmo tempo.

Passo 08

  1. Digite o valor recebido, por forma de pagamento, até o Restante a pagar ser igual a zero (0,00). Se necessário, mais de uma forma de pagamento poderá ser utilizada ao mesmo tempo. Obs.: O campo NSU e Bandeira são necessários apenas para automatizar a conciliação do extrato bancário. Caso não vá utilizar a conciliação eletrônica, não é necessário preencher estes campos. Caso vá utilizar a conciliação eletrônica, preencha o campo NSU com o número que é impresso na primeira via emitida pelo POS (maquininha).
  2. Após clicar em Finalizar, a venda será concluída e a NFC-e será impressa ou não (a depender da escolha do cliente ou do vendedor).

Realizar venda (Farmácia Popular)

Passo 01

Clique no botão Farmácia Popular - Venda ou pressione a tecla F3 do teclado.

Passo 02

Escolha o cliente (caso esteja cadastrado) ou pressione F12, insira o CPF e clique no botão Salvar.

Passo 03

  1. Digite o nome do produto e pressione Enter. A lista de produtos encontrados será exibida.
  2. Pressione Enter sobre o item selecionado ou utilize o mouse (duplo clique) para selecionar o produto.

Passo 04

  1. Digite a quantidade prescrita pelo médico, considerando a unidade caixas ou pacotes, no caso de fraldas.
  2. Digite a quantidade dispensada, considerando a unidade caixas ou pacotes, no caso de fraldas.
  3. Clique no botão Adicionar para que o produto seja incluído no carrinho de vendas.

Passo 05

Informe os dados da receita médica, clicando no botão Dados da receita ou então pressionando CTRL e R ao mesmo tempo. Em seguida, clique em Salvar.

Passo 06

  1. Clique no botão Solicitar autorização. Caso ocorra algum erro durante a solicitação, será mostrada na tela a mensagem de erro.
  2. Clique no botão Finalizar venda ou então pressione CTRL e F ao mesmo tempo para abrir a tela de finalização da venda (Na tela de finalização da venda, preenche os dados e clique no botão Finalizar para confirmar a transação junto ao Datasus e para que a venda seja registrada no sistema).

Realizar venda (SNGPC)

Passo 01

  1. Na tela de Venda Padrão, após escolher a forma de pagamento, digite o nome do produto e pressione Enter.
  2. Em seguida, será mostrada a lista com os produtos encontrados. Pressione Enter sobre o item selecionado ou utilize o mouse (duplo clique) para selecionar o produto.

Passo 02

  1. Digite a quantidade e defina o preço do produto.
  2. Clique no botão Adicionar.

Passo 03

Serão exibidos na tela os dados e lotes disponíveis do produto escolhido. Confira os dados do Registro MS e Lote na caixa do produto e selecione o item correspondente na tela Escolher Lote.

Passo 04

Após adicionar os produtos ao carrinho de vendas, clique no botão SNGPC - Completar dados.

Passo 05

  1. Na aba Receita, preencha o Tipo de Receita, número da notificação (no caso de receita azul ou amarela) e a data da emissão da receita.
  2. Na aba Prescritor, preencha os dados do profissional de saúde que emitiu a receita.
  3. Na aba Comprador / Paciente, preencha os dados do comprador (no caso de psitrópicos) ou do paciente (no caso de antibióticos). Idade e sexo são necessários apenas quando a venda for de medicamentos antimicrobianos. Após preencher todas as abas, clique no botão Salvar.

Passo 06

  1. Se os dados da receita tiverem sido preenchidos corretamente, um check verde aparecerá logo abaixo do botão SNGPC - Completar dados.
  2. Clique no botão Finalizar venda ou pressione CTRL e F ao mesmo tempo.

Passo 07

  1. Digite o valor recebido, por forma de pagamento, até o Restante a pagar ser igual a zero (0,00). Se necessário, mais de uma forma de pagamento poderá ser utilizada ao mesmo tempo.
  2. Após clicar em Finalizar, a venda será concluída e a NFC-e será impressa ou não (a depender da escolha do cliente ou do vendedor).
  3. Será exibido na tela o código da venda. É recomendável escrever este código no verso na receita pois facilitará a consulta futura.

Realizar venda (NF modelo 55)

Passo 01

Clique no menu Notas fiscais / Vendas com emissão de NF modelo 55.

Passo 02

  1. Para este tipo de emissão, será necessário que o cliente esteja previamente cadastrado no sistema (menu Cadastro / Clientes), pois dados complementares são exigidos pela Sefaz e apenas o CPF/CNPJ não é permitido.
  2. Pressione o botão F11 do teclado e, em seguida, digite o nome ou razão social do cliente e pressione Enter.

Passo 03

Em seguida, será mostrada a lista com os produtos encontrados. Pressione Enter sobre o item selecionado ou utilize o mouse (duplo clique) para selecionar o produto.

Passo 04

Após adicionar todos os produtos ao carrinho de vendas, clique no botão Finalizar venda ou pressione CTRL e F ao mesmo tempo.

Passo 05

  1. Preencha o valor na forma de pagamento Crediário. Caso outra forma de pagamento tenha sido realizada, acesse a tela de recebimento de crediário após finalizar a venda e faça o recebimento utilizando a forma de pagamento correspondente.
  2. Clique no botão Finalizar. Após a aprovação da Sefaz será aberto PDF com a NF-e modelo 55. Você poderá salvá-la no computador ou então mandar imprimir em sua impressora de preferência.

Cancelamento de venda

Passo 01

Clique no menu Notas fiscais / Listar NFs de saída e entrada.

Passo 02

  1. No campo Tipo de Nota Fiscal, escolha a opção Saída.
  2. Escolha a data da venda e, em seguida, clique no botão Buscar Notas Fiscais.

Passo 03

  1. Clique no ícone da venda correspondente para realizar o cancelamento da venda no sistema e o cancelamento da NFC-e ou NF-e junto a Sefaz.
  2. Clique no botão Sim para confirmar o cancelamento da transação.

Listar vendas e itens (Farmácia Popular) por cliente

Passo 01

Clique no botão Farmácia Popular - Histórico de itens ou pressione a tecla F4.

Passo 02

  1. Escolha o cliente pressionando F11 (caso esteja cadastrado) ou pressionando F12 (caso deseje buscar pelo CPF).
  2. Todas as vendas vinculadas ao CPF do cliente serão listadas e você poderá expandir a lista (ver os produtos), clicando no ícone +.

Visualizar 2a via de NF-e e NFC-e

Passo 01

Clique no menu Notas fiscais / Listar NFs de saída e entrada.

Passo 02

  1. No campo Tipo de Nota Fiscal, escolha a opção Saída.
  2. Escolha a data da venda e, em seguida, clique no botão Buscar Notas Fiscais.

Passo 03

  1. Clique no ícone da venda correspondente.
  2. Clique no botão Sim para imprimir a Nota Fiscal.

Visualizar medicamentos com mesmo princípio ativo

Passo 01

Na tela de vendas, quando estiver visualizando os detalhes do produto, clique no ícone de mais informações e quando o menu de contexto se abrir, clique em Produtos com mesmo princípio ativo. Serão exibidos todos os produtos cadastrados no sistema e que contenham o mesmo princípío ativo.

Visualizar movimentações do produto

Passo 01

Na tela de vendas, quando estiver visualizando os detalhes do produto, clique no ícone de mais informações e quando o menu de contexto se abrir, clique em Histórico de movimentações. Serão exibidas todas as entradas e saídas do produto, inclusive com preço que foi vendido.

Visualizar bula do medicamento

Passo 01

Na tela de vendas, quando estiver visualizando os detalhes do produto, clique no ícone de mais informações e quando o menu de contexto se abrir, clique em Bula.

Imprimir posologia do medicamento

Passo 01

Na tela de vendas, quando estiver visualizando os detalhes do produto, clique no ícone de mais informações e quando o menu de contexto se abrir, clique em Posologia.

Passo 02

Revise a posologia e clique no botão Imprimir.

Passo 03

Caso queira imprimir a posologia de algum produto que esteja no carrinho de vendas ou queira imprimir a posologia de todos os medicamentos ao mesmo tempo, clique no ícone Imprimir posologias.

Passo 04

Revise as posologias e clique no botão Imprimir.

Caixa

Abertura do caixa

Passo 01

Acesse o menu Caixas / Farmácia / Abertura

Passo 02

Clique no botão Abrir. Após a abertura do caixa já será possível realizar vendas, recebimentos, etc.

Fechamento do caixa

Passo 01

Acesse o menu Caixas / Farmácia / Fechamento

Passo 02

  • Conte o valor total em caixa e clique no botão Fechar Caixa.
  • É importante colocar o valor correto pois no caso de divergência o valor da diferença será contabilizado na Demonstração de Resultados e afetará o relatório de lucro.
  • Após o fechamento do caixa não será mais possível realizar vendas, recebimentos, etc.

Retirada (Depósito bancário)

Passo 01

Acesse o menu Caixas / Farmácia / Retirada Banco

Passo 02

Digite o valor a ser retirado e clique no botão Registrar.

Retirada (Sangria)

Passo 01

Acesse o menu Caixas / Farmácia / Sangria

Passo 02

Escolha o fornecedor, a categoria da despesa e digite o valor e a descrição da despesa. Em seguida, clique no botão Registrar.

Retirada (Suprimento)

Passo 01

Acesse o menu Caixas / Farmácia / Suprimento

Passo 02

Escolha o fornecedor, a categoria e digite o valor e a descrição do suprimento. Em seguida, clique no botão Registrar.

Contagens do caixa

Aviso

É importante realizar várias contagens de caixa durante o expediente para que seja possível verificar as possíveis divergências no saldo e também o horário aproximado em que ocorreram.

No menu Relatórios / Resumo do Dia é possível acompanhar a tabela com as contagens realizadas durante o dia e os valores das diferenças.

Passo 01

Acesse o menu Caixas / Farmácia / Contagem intermediária

Passo 02

Contar o valor total em caixa, preencher o campo indicado abaixo e clicar no botão Registrar.

Conciliação TEF e POS

Aviso

É importante realizar a importação dos extratos de vendas de cartão de crédito, cartão de débito e pix para que seja feita a conferência dos valores recebidos, taxas, etc.

Esta conferência é ainda mais importante quando a loja utilizar apenas POS (maquinha) ao invés de TEF (pinpad ligado diretamente ao computador).

Passo 01

Acesse o menu Caixas / Conciliação TEF e POS / Importação

Passo 02

Acesse o aplicativo ou site de sua adquirente (Ex: Cielo, PagSeguro) e, em seguida, salve o extrato das vendas em formato .CSV no seu computador.

  1. Na tela abaixo, escolha a adquirente e, em seguida, clique no botão Escolher arquivo. Selecione o arquivo formato .CSV que acabou de baixar.
  2. Clique no botão Processar importação.

Passo 03

Assim que o aviso que a importação foi realizada com sucesso, acesse o menu Caixas / Conciliação TEF e POS / Relatório.

Passo 04

  1. Escolha o período desejado.
  2. Clique no botão Gerar lista. Após alguns segundos irá aparecer todas as transações do período selecionado, valor bruto, taxas e situação da conciliação (A conciliação é feita automaticamente buscando o número NSU informado no momento da venda e o número NSU encontrado no extrato. Caso o sistema não encontre o NSU correspondente, tentará conciliar através do valor, buscando as transações que ainda não foram conciliadas e que tenham o mesmo valor).

Gerenciar entregas

Vincular entrega à venda

Passo 01

Inicie a venda pressionando F2 no teclado do computador ou clique no botão Venda.

Passo 02

  1. Pressione a tecla F11 para abrir a busca por cliente.
  2. Digite o nome do cliente, CPF ou telefone e pressione a tecla Enter. Caso seja digitado algum número do telefone e o cliente ainda não esteja cadastrado, o PharmaOne irá perguntar se você dejesa ou não cadastrar o novo cliente.

Passo 03

Inclua os produtos do cliente no carrinho.

Passo 04

Pressione a tecla F5 para conferir os dados da entrega e definir o entregador.

Passo 05

  1. Clique no botão azul (...) para selecionar o entregador. Caso ainda não tenha nenhum entregador cadastrado no sistema, o PharmaOne perguntará se deseja cadastrar.
  2. Se o cliente quiser agendar a entrega, preencha o horário. Caso contrário, não precisa preencher este campo.
  3. Depois de confirmar os dados da entrega, pressione o botão Vincular.

Passo 06

Pronto. A entrega está vinculada à venda. Clique no botão Finalizar para concluir a venda.

Visualizar/atualizar entregas

Passo 01

Pressione a tecla F5 ou clique no botão Delivery.

Passo 02

  1. Dê um duplo clique no ícone de edição caso queira atualizar algum dado ou atualizar o andamento da entrega.
  2. Dê um duplo clique no ícone de impressão caso queira imprimir o canhoto que o entregador utilizará para realizar a entrega.

Passo 03

  1. Altere o campo Status da Entrega de acordo com a situação atual da entrega.
  2. Caso o cliente tenha escolhido uma forma de pagamento e no momento da entrega realizou o pagamento através de outra forma de pagamento, a nova forma de pagamento poderá ser atualizada através do campo Forma de Pagamento. Os ajustes nos valores do caixa são feitos automaticamente. Não é necessário nenhum ajuste manual por parte do operador.
  3. Pressione o botão Atualizar para salvar os dados.

Passo 04

O status da entrega aparecerá atualizado no sistema.

Crediário

Recebimento de venda

Passo 01

Clique no botão Receber Crediário ou pressione F6 no seu teclado.

Passo 02

  1. Pressione a tecla F11 para abrir a busca por cliente.
  2. Digite o nome do cliente e pressione a tecla Enter.

Passo 03

  1. Clique nos checkboxs correspondentes das notas promissórias que deseja receber.
  2. Clique no botão Finalizar recebimento ou pressione CTRL e F simultaneamente.

Passo 04

  1. Digite o valor recebido, por forma de pagamento, até o Restante a pagar ser igual a zero (0,00). Se necessário, mais de uma forma de pagamento poderá ser utilizada ao mesmo tempo.
  2. Clique no botão Finalizar para registrar o recebimento.

Estorno de recebimento

Passo 01

Acesse o menu Crediário / Histórico de recebimento - cancelamento.

Passo 02

  1. Pressione a tecla F11 para abrir a busca por cliente.
  2. Digite o nome do cliente e pressione a tecla Enter.

Passo 03

No lado direito da tela, clique no ícone de exclusão do recebimento correspondente.

Passo 04

Para confirmar o estorno do recebimento, clique no botão Sim.

Histórico de recebimento

Passo 01

Acesse o menu Crediário / Histórico de recebimento - cancelamento.

Passo 02

  1. Pressione a tecla F11 para abrir a busca por cliente.
  2. Digite o nome do cliente e pressione a tecla Enter.

Passo 03

Como um único recebimento pode conter várias notas promissórias, clique no ícone + para expandir a lista e visualizar todas as notas promissórias que fazem parte do recebimento.

Passo 04

Caso queira visualizar os produtos da nota promissória, do lado direito da tela, clique no binóculos da nota correspondente.

Histórico de produtos do cliente

Passo 01

Clique no botão Histórico do cliente ou pressione a tecla F7.

Passo 02

  1. Pressione a tecla F11 para abrir a busca por cliente.
  2. Digite o nome do cliente e pressione a tecla Enter.

Passo 03

Será aberta a lista com todos os itens que o cliente já comprou. Caso queira procurar algum produto específico, utilize a caixa de texto do lado direito superior.

Estoque

Consultar estoque de distribuidoras

Passo 01

Acesse o menu Estoque / Consulta estoque e custo nas distribuidoras

Passo 02

Digite o nome do produto e pressione Enter.

Passo 03

  1. Ao dar um duplo clique na linha selecionada será aberto uma janela onde mostra o preço e estoque do produto em cada uma das distribuidoras disponíveis.
  2. O sistema automaticamente seleciona a distribuidora que tem o melhor preço do produto e o exibe nessa coluna.
  3. Esta é a distribuidora onde tem o melhor preço do produto.
  4. Esta coluna mostra a quantidade em estoque do produto na distribuidora.
  5. Esta coluna mostra o estoque atual na sua loja.
  6. Caso queira adicionar o produto a lista de compras, clique sobre o carrinho. O produto adicionado aparecerá na lista de reposição assim que a lista for gerada.

Entrada de mercadoria via XML

Passo 01

Acesse o menu Estoque / Entrada de mercadoria (via XML)

Passo 02

Clique no botão Escolher arquivo e selecione o arquivo XML que deseja utilizar pra dar entrada na mercadoria.

Passo 03

  1. Ao clicar neste ícone, a tela de edição de cadastro do produto será aberta.
  2. Caso queira alterar a quantidade do produto que será lançada, dê um duplo clique na linha quantidade e, em seguida, digite a nova quantidade e pressione Enter.

Passo 04

  1. Caso deseje fracionar o produto, dê um duplo clique nesta linha e, em seguida, digite o código de barras do produto fracionado e pressione Enter.
  2. Nesta linha, digite a quantidade da embalagem fechada.
  3. Caso queira alterar o preço de venda do produto, dê um duplo clique nessa linha e, em seguida, digite o novo preço e pressione Enter.
  4. Após verificar toda a lista, clique no botão Confirmada entrada da mercadoria para finalizar o lançamento. O(s) boleto(s) será adicionado automaticamente ao relatório de contas a pagar.

Entrada manual de mercadoria

Passo 01

Acesse o menu Estoque / Entrada de mercadoria (manual)

Passo 02

Digite o nome do produto e pressione Enter para realizar a busca.

Passo 03

  1. Insira a quantidade a ser lançada.
  2. Insira o custo da mercadoria e insira ou atualize, se necessário, o preço de venda.
  3. Clique no botão Lançar mercadoria.

Visualizar NF-e de entrada

Passo 01

Acesse o menu Notas fiscais / Listar NFs de saída e entrada

Passo 02

  1. No campo Tipo de Nota Fiscal, escolha a opção Entrada.
  2. Escolha o período das NFs que serão listadas e, em seguida, clique no botão Buscar Notas Fiscais.

Passo 03

Clique no ícone da NF que deseja visualizar.

Estorno de mercadoria lançada

Passo 01

Acesse o menu Notas fiscais / Listar NFs de saída e entrada

Passo 02

  1. No campo Tipo de Nota Fiscal, escolha a opção Entrada.
  2. Escolha o período das NFs que serão listadas e, em seguida, clique no botão Buscar Notas Fiscais.

Passo 03

Clique no ícone Estornar Lançamento da NF que deseja estornar.

Emitir NF de devolução

Passo 01

Acesse o menu Notas fiscais / Listar NFs de saída e entrada.

Passo 02

  1. No campo Tipo de Nota Fiscal, escolha a opção Entrada.
  2. Escolha o período das NFs que serão listadas e, em seguida, clique no botão Buscar Notas Fiscais.

Passo 03

Clique no ícone Emitir NF de Devolução da NF que deseja devolver um, vários ou todos itens.

Passo 04

Marque o(s) checkbox(s) do(s) produto(s) que deseja emitir a nota fiscal de devolução e, em seguida, clique no botão Emitir NF de devolução.

Contagem de estoque (inventário)

Passo 01

  1. Acesse o menu Estoque / Contagem do estoque e, em seguida, clique no botão Contar através do computador.
  2. Caso prefira utilizar um tablet ou smartphone, certifique-se de que está conectado via Wi-Fi a mesma rede em que o servidor está conectado. Então acesse o endereço a seguir através do navegador do smartphone: http://ipServidor:8282 (substitua ipServidor pelo IP do servidor. Ex.: 192.168.1.2:9292). Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte técnico da CSC Sistemas.

Passo 02

  1. Preencha a seção, subseção e como a lista será ordenada.
  2. Clique no botão Visualizar para que a lista seja mostrada.

Passo 03

Clique no ícone indicado para realizar a contagem do produto.

Passo 04

  1. Conte a quantidade do produto que está na prateleira e digite no campo Estoque na prateleira.
  2. Clique no botão Confirmar.

Solicitar correção de estoque

Passo 01

Na tela de vendas, quando estiver visualizando os detalhes do produto, clique no ícone de mais informações e quando o menu de contexto se abrir, clique em Correção de estoque.

Passo 02

  1. Digite a quantidade correta do produto em estoque e clique no botão Solicitar correção.
  2. O produto será disponibilizado na lista de autorizações (menu Funções administrativas / Autorizações) e apenas o login com perfil gerencial terá autorização para realizar a aprovação.

Solicitar baixa de produto vencido

Passo 01

Na tela de vendas, quando estiver visualizando os detalhes do produto, clique no ícone de mais informações e quando o menu de contexto se abrir, clique em Baixa por vencimento.

Passo 02

  1. Digite o lote, quantidade vencida, mês/ano do vencimento e clique no botão Solicitar baixa por vencimento.
  2. O produto será disponibilizado na lista de autorizações (menu Funções administrativas / Autorizações) e apenas o login com perfil gerencial terá autorização para realizar a aprovação.

Transferir mercadoria entre filiais

Passo 01

Na tela de vendas, quando estiver visualizando os detalhes do produto, clique no ícone de mais informações e quando o menu de contexto se abrir, clique em Transferir para filial.

Passo 02

  1. Digite a quantidade que será transferida.
  2. Escolha a loja para qual a mercadoria será transferida.
  3. Clique no botão Solicitar transferência. O produto será disponibilizado na lista de autorizações (menu Funções administrativas / Autorizações) e deve ser aprovado pelo login gerencial e também pelo login da pessoa que recebeu a mercadoria na outra loja. A transferência só será concretizada após essas duas aprovações.

Compras

Reposição de mercadoria

Passo 01

Acesse o menu Estoque / Reposição de mercadoria.

Passo 02

  1. Informe o período para gerar a lista de reposição. A data inicial deve ser a data do último pedido, pois assim não existirá nenhum "gap" entre um pedido e outro.
  2. Se desejar, escolha seções específicas.

Passo 03

  1. Esta é a quantidade do produto que foi vendida durante o período selecionado e a quantidade de "deveria" ser reposta. Caso opte por alterar a quantidade, dê um duplo clique sobre a quantidade e, em seguida, digite a nova quantidade e pressione Enter. Produtos que constam como Back Order são aqueles que foram adicionados manualmente a lista de compras ou então que foram corrigidos/zerados através da correção de estoque.

Passo 04

  1. Dê um duplo clique para visualizar o preço e estoque em cada uma das distribuidoras disponíveis.
  2. Dê um duplo clique para visualizar o histórico de movimentação do produto.
  3. Caso deseja exportar o pedido para ser importado no pedido eletrônico da distribuidora, clique em Exportar lista e escolha a distribuidora na qual será gerado o arquivo.

Sugestão de compras

Passo 01

Acesse o menu Estoque / sugestão de compras.

Passo 02

  1. Marque o método de sugestão e clique no botão Gerar lista.
  2. A opção Produtos de giro sem estoque considera produtos (de todos os clientes PharmaOne) que têm bom giro e que você não possui em estoque.

Adicionar produtos a lista de compras

Passo 01

Acesse o menu Vendas / Lista de compras.

Passo 02

Digite o nome do produto para mostrar a lista e, em seguida, escolha o produto.

Passo 03

Se necessário ajuste a quantidade e, em seguida, clique no botão Adicionar.

Passo 04

  1. Depois de adicionar todos os produtos que deseja, clique no botão Finalizar.
  2. Quando a lista de reposição for gerada, os produtos adicionados estarão lá.

Financeiro

Contas a pagar

Passo 01

Acesse o menu Relatórios.

Passo 02

Acesse o menu Financeiro / Contas a pagar.

Passo 03

  1. Selecione os parâmetros e clique em Visualizar para listar os itens a pagar / pagos.
  2. Para cadastrar despesas, clique no botão Cadastrar despesa (Obs.: as mercadorias lançadas via XML já incluem automaticamente os boletos no relatório de contas a pagar).

Passo 04

Aqui você poderá marcar o item como pago, editar seus dados ou excluir o item.

Compras realizadas & Custo da Mercadoria Vendida

Aviso

Para visualizar corretamente este relatório, é necessário que toda a mercadoria esteja sendo lançada com o preço de custo correto (ou via entrada da mercadoria XML ou via lançamento manual mas com inclusão correta do custo dos produtos). Caso a funcionalidade "Baixa de produtos com estoque zerado" esteja ativada, o relatório irá gerar dados imprecisos e que não devem ser considerados.

Passo 01

Acesse o menu Relatórios.

Passo 02

Acesse o menu Financeiro / Compras realizadas por seção.

Passo 03

  1. Compras: Nessa coluna são mostrados os totais, por seção, de mercadoria comprada no mês em questão.
  2. Custo da Mercadoria Vendida: Nessa coluna são mostrados os totais, por seção, do custo da mercadoria que foi vendida no mês em questão.
  3. Saldo: Nessa coluna é mostrado o saldo, por seção, das compras - custo da mercadoria vendida. Para reposição, quanto mais próximo de 0,00, melhor. Caso esteja negativo, a reposição foi menor do que as vendas e o estoque está baixando. Caso esteja positivo, a reposição foi maior do que as vendas e o estoque está aumentando (nesse caso, será necessário mais dinheiro para capital de giro e você deve estar preparado financeiramente para não gerar um desequilibrio nas finanças da empresa).

Demonstração de lucros e resultados

Passo 01

Acesse o menu Relatórios.

Passo 02

Acesse o menu Financeiro / Demonstração de resultados.

Passo 03

  • Acumulado do ano: irá mostrar o resultado do ano até a data escolhida (tanto para o ano atual como para os anos anteriores). Ex.: Se hoje for 12/08/2024, irá mostrar o acumulado de 01/01 até 12/08 tanto para o ano atual como para os anos anteriores.
  • Mensal: irá mostrar o resultado mensal do dia 01 ao dia 31 (ou o último dia do mês).
  • Anual: irá mostrar o resultado anual do dia 01/01 ao dia 31/12.
  • Após ter escolhido a forma de apresentação do relatório, clique no botão Visualizar.

Cadastros

Produtos - Cadastrar e editar

Passo 01

Acesse o menu Cadastro / Produtos / Cadastrar produto.

Passo 02

  1. Dados do produto: Insira os dados básicos do produto (Qnt fracionado, Código de barras fracionado, NCM, Preço sugerido e Desconto máximo não são campos obrigatórios e podem ficar em branco).
  2. Estoque: Caso deseje que o produto que acabou de ser cadastrado seja lançado em estoque, preencha os campos desta aba.
  3. Princípios ativos: Caso deseje incluir os princípios ativos do produto que acabou de cadastrar, insira-os nesta aba.
  4. Posologia: Caso deseje incluir a posologia do produto que acabou de cadastrar, digite-a nesta aba.
  5. Após finalizar o preenchimento dos dados, clique no botão Cadastrar produto.

Passo 03

Para alterar os dados cadastrais de um produto, acesse o menu Cadastro / Produtos / Editar cadastro do produto.

Passo 04

Em seguida, digite o nome do produto e pressione Enter para realizar a busca. Escolha o produto e, então, edite os campos que desejar.

Produtos - Editar descontos máximos

Passo 01

Acesse o menu Cadastro / Produtos / Editar Descontos Máximos.

Passo 02

  1. Dê um duplo sobre o percentual do Desconto Máximo, digite o novo percentual e pressione Enter.
  2. Caso queira remover o limite de Desconto Máximo para o produto, clique no ícone correspondente.

Produtos - Editar preços sugeridos

Passo 01

Acesse o menu Cadastro / Produtos / Editar Preços Sugeridos.

Passo 02

  1. Dê um duplo sobre o Preço Sugerido, digite o novo Preço Sugerido e pressione Enter.
  2. Caso queira remover o Preço Sugerido para o produto, clique no ícone correspondente.

Clientes - Cadastrar e editar

Passo 01

Acesse o menu Cadastro / Clientes / Cadastrar cliente.

Passo 02

  1. Dados do cliente: Insira os dados do cliente.
  2. Crediário: No caso de serem realizadas vendas no Crediário para o cliente, preencha os dados desta aba.
  3. Após finalizar o preenchimento dos dados, clique no botão Cadastrar cliente.

Passo 03

Para alterar os dados cadastrais de um cliente, acesse o menu Cadastro / Clientes / Editar - Visualizar cadastro de cliente.

Passo 04

Em seguida, digite o nome do cliente e pressione Enter para realizar a busca. Escolha o cliente e, então, edite os campos que desejar.

Fornecedores - Cadastrar e editar

Passo 01

Acesse o menu Cadastro / Fornecedores / Cadastrar fornecedor.

Passo 02

Insira os dados do fornecedor e, em seguida, clique no botão Cadastrar fornecedor.

Passo 03

Para alterar os dados cadastrais de um fornecedor, acesse o menu Cadastro / Fornecedores / Editar cadastro de fornecedor.

Passo 04

Em seguida, digite o nome do fornecedor e pressione Enter para realizar a busca. Escolha o fornecedor e, então, edite os campos que desejar.

Prescritores - Cadastrar e editar

Passo 01

Acesse o menu Cadastro / Prescritores / Cadastrar prescritor.

Passo 02

Insira os dados do profissional e clique no botão Cadastrar.

Passo 03

Para alterar os dados cadastrais de um prescritor, acesse o menu Cadastro / Prescritores / Editar cadastro de prescritor.

Passo 04

Em seguida, digite o nome do prescritor e pressione Enter para realizar a busca. Escolha o prescritor e, então, edite os campos que desejar.

SNGPC

Iniciar Inventário

Passo 01

Acesse o menu SNGPC / Inventário / Iniciar

Passo 02 (Importar)

Acesse o menu SNGPC / Inventário / Iniciar / Importar

  1. Você poderá importar do XML obtido através do site do SNGPC.
  2. Você poderá importar considerando o estoque atual do sistema.

Passo 02 (Adicionar manualmente)

  • Acesse o menu SNGPC / Inventário / Iniciar / Iniciar inventário manualmente
  • Adicione produto por produto.

Passo 03 (Adicionar manualmente)

Insira o registro MS do medicamento, o lote, a quantidade e, em seguida, clique no botão Adicionar.

Visualizar ou editar Inventário Inicial

Passo 01

Acesse o menu SNGPC / Inventário / Visualizar - Editar inventário

Passo 02

Enquanto o inventário não tiver sido transmitido, você poderá adicionar, editar e remover itens.

Passo 03

  1. Clique no ícone de edição caso deseje alterar a quantidade, lote ou registro MS do medicamento.
  2. Clique no ícone de remoção caso deseje remover o produto do inventário.

Passo 04

Após lançar e conferir todos os produtos do armário de controlados, clique no botão Transmitir inventário.

Cuidado

MUITA ATENÇÃO ANTES DE ENVIAR O INVENTÁRIO, POIS APÓS O ENVIO E ACEITE DA ANVISA, NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL EDITAR DADOS OU REMOVER PRODUTOS. ANTES DO ENVIO, VERIFIQUE COM ATENÇÃO SE OS LOTES E QUANTIDADES DE CADA LOTE ESTÃO CORRETOS.

Finalizar inventário

Passo 01

Passo 02

  1. Selecione o motivo da finalização.
  2. Digite o código informado.
  3. Clique no botão Finalizar inventário.

Passo 03

No programa PharmaOne, acesse o menu SNGPC / Inventário / Finalizar

Passo 04

  1. Selecione o arquivo XML que foi disponibilizado no site do SNGPC logo após a finalização do inventário.
  2. Clique no botão Finalizar Inventário. Pronto. O inventário está finalizado e um novo inventário pode ser aberto no sistema.

Lançar medicamento vencido

Passo 01

Acesse o menu SNGPC / Lançamento manual / Lançar perda.

Passo 02

  1. Insira os dados do medicamento vencido e clique no botão Salvar.
  2. Digite o código informado.

Visualizar movimentações

Passo 01

Acesse o menu SNGPC / Movimentações.

Passo 02

Clique para expandir a lista e ver quais medicamentos estão incluídos na movimentação.

Passo 03

  1. Clique para visualizar todos os detalhes da venda e da receita.
  2. Clique para visualizar todo o histórico de movimentação do produto.

Tome nota

Caso a movimentação ainda não tenha sido Transmitida e Aceita pela Anvisa, será possível cancelar a venda ou estornar a NF de entrada. Após a transmissão e aceite da Anvisa, não será mais possível realizar nenhum tipo de edição, cancelamento ou estorno.

Transmitir movimentações para Anvisa

Passo 01

Acesse o menu SNGPC / Transmissão.

Passo 02

Verifique se a Data inicial e Data final estão corretas e, em seguida, clique no botão Transmitir.

Cuidado

Após a transmissão e aceite da Anvisa, não será mais possível editar e nem apagar nenhum dado das movimentações enviadas

Tome nota

  • O intervalo máximo aceito pela Anvisa são 5 dias.
  • As datas transmitidas devem ser sequenciais.
  • Não pule nenhuma data.
  • Faça a transmissão do dia mesmo no caso de não ter havido nenhuma entrada ou saída de medicamento controlado.

Visualizar ou imprimir estoque atual

Passo 01

Acesse o menu SNGPC / Relatórios / Estoque atual (O arquivo PDF será gerado e poderá ser salvo ou impresso).

Visualizar ou imprimir BMPO

Passo 01

Acesse o menu SNGPC / Relatórios / BMPO.

Passo 02

Preencha os parâmetros de acordo com a exigência da Vigilância Sanitária e, em seguida, clique no botão Gerar relatório. (O arquivo PDF será gerado e poderá ser salvo ou impresso).

Visualizar ou imprimir RMNR

Passo 01

Acesse o menu SNGPC / Relatórios / RMNRA e RMNRB2.

Passo 02

Preencha os parâmetros e, em seguida, clique no botão Gerar relatório. (O arquivo PDF será gerado e poderá ser salvo ou impresso).

Visualizar ou imprimir RMP

Passo 01

Acesse o menu SNGPC / Relatórios / RMP

Passo 02

Escolha o mês e ano e clique em Gerar relatório.

Visualizar movimentação por produto

Passo 01

Acesse o menu SNGPC / Histórico por produto.

Passo 02

Digite o registro MS do produto e, em seguida, clique no botão Buscar (Será mostrado todo o histórico de entrada e saída, por lote, do medicamento).

Visualizar detalhes de venda

Passo 01

Acesse o menu SNGPC / Busca por cód. da venda.

Passo 02

Digite o código da venda e clique no botão Buscar (Este é o código que aparece logo após a finalização de vendas que contenham produtos controlados).

Funções administrativas

Autorizações

Passo 01

Clique no menu Funções administrativas / Autorizações.

Passo 02

Solicitações de correção de estoque e baixas por vencimento.

  1. Apagar: Remove a solicitação da lista. Só é permitido enquanto não estiver aprovado.
  2. Aprovar: A solicitação é aprovada e concretizada no sistema.
  3. Reprovar: A solicitação é reprovada e a operação não é concretizada no sistema.

Solicitações de transferências de produtos entre filiais.

  • Além das opções acima, existe também a opção Revisar. Esta revisão é feita pelo funcionário da loja de destino que está recebendo a mercadoria. No caso de transferências, a operação só é concretizada após a aprovação do gestor e a revisão do funcionário que recebeu/conferiu a mercadoria no destino.

TEF

Passo 01

Acesse o menu Funções administrativas / TEF / Menu administrativo.

Passo 02

Escolha a operação que deseja realizar.

  • No caso de cancelamento, é recomendável realizar o cancelamento através do sistema.
  • Para verificar se uma transação realmente foi concluída através do TEF (pinpad), utilize a opção RELATÓRIO DETALHADO da tela abaixo.
  • Para imprimir novamente um comprovante, utilize a opção REIMPRESSÃO da tela abaixo.

Configuração do sistema

Configurações globais

Passo 01

Acesse o menu Sistema / Configurações do sistema.

Passo 02

Aviso

Sempre que terminar de realizar alterações nas configurações, clique no botão Salvar para que as alterações entrem em vigor.

Dados cadastrais:

  • Informar os dados básicos da empresa, como endereço e telefone.

Dados fiscais:

  • Ambiente: o ambiente de homologação deve ser utilizado apenas pela equipe técnica da CSC Sistemas, pois nele os dados são apenas para testes. Então o cliente deve sempre utilizar a opção Produção.
  • Série NFC-e: informe a série das notas fiscais. Geralmente o valor para este campo é 1. Altere apenas se solicitado por seu contador(a).
  • Último nº NFC-e: o número da NFC-e é sequencial e, portanto, o número da próxima NFC-e será este valor + 1.
  • Código do município (IBGE): utilize o site https://www.ibge.gov.br/explica/codigos-dos-municipios.php para verificar o código de sua cidade.
  • Caminho do certificado digital: local, no computador, onde está localizado o certificado digital (.pfx). O certificado é essencial para a utilização do sistema, pois é através dele que as notas fiscais são autenticadas e transmitidas para a Sefaz.
  • Senha do certificado digital: informe a senha do certificado digital.
  • Caminho do logotipo NFC-e: local, no computador, onde está localizado o logotipo que será impresso nos cupons fiscais. Este arquivo deverá estar no formato .png, preto e branco e ter tamanho de 192x160 pixels. Caso não seja informado, o logotipo não será impresso no cupom fiscal.
  • Senha do certificado digital: informe a senha do certificado digital.
  • Informações adicionais NFC-e: informe a mensagem que será impressa no rodapé do cupom fiscal.
  • Id CSC Homologação: informação necessária para que o QR Code da NFC-e seja impresso corretamente. Este campo deverá ser preenchido e alterado apenas pelo suporte técnico da CSC Sistemas. Se um dado inválido for informado, a Sefaz não irá aprovar a emissão e impressão da nota fiscal.
  • CSC Homologação: informação necessária para que o QR Code da NFC-e seja impresso corretamente. Este campo deverá ser preenchido e alterado apenas pelo suporte técnico da CSC Sistemas. Se um dado inválido for informado, a Sefaz não irá aprovar a emissão e impressão da nota fiscal.
  • Id CSC Produção: informação necessária para que o QR Code da NFC-e seja impresso corretamente. Este campo deverá ser preenchido e alterado apenas pelo suporte técnico da CSC Sistemas. Se um dado inválido for informado, a Sefaz não irá aprovar a emissão e impressão da nota fiscal.
  • CSC Produção: informação necessária para que o QR Code da NFC-e seja impresso corretamente. Este campo deverá ser preenchido e alterado apenas pelo suporte técnico da CSC Sistemas. Se um dado inválido for informado, a Sefaz não irá aprovar a emissão e impressão da nota fiscal.

Vendas:

  • Permitir vender produto sem estoque: caso habilite esta opção, o sistema permitirá que você realize venda de produtos que não foram lançados em estoque. Mas dessa forma, não será possível calcular o lucro bruto da loja e os relatórios de lucratividade ficarão distorcidos. O ideal é lançar todas as mercadorias via XML ou manualmente com preço de custo correto. Dessa forma será possível apurar corretamente o lucro bruto de sua loja.
  • Permitir que vendedores acessem dados de vendas de outros vendedores: o login master tem acesso aos detalhes de todas as transações. Outros usuários só poderão ver listagem de todas transações caso essa opção esteja habilitada. Caso contrário, terão acesso apenas as suas próprias vendas.
  • Bloquear forma de pgto Crediário: caso habilite esta opção, os vendedores não irão conseguir realizar vendas com a forma de pagamento Crediário.
  • Desconsiderar limites de crédito no Crediário: caso habilite esta opção, não haverá mais o bloqueio das vendas (no crediário) onde o cliente não tenha limite de crédito disponível. O vendedor poderá realizar venda de qualquer valor para todos os clientes.
  • Oculta preços de vendas defasados: o preço de medicamentos é ajustado anualmente em março. Caso desabilite esta opção, os preços antigos estarão disponíveis na tela de vendas (histórico da movimentação do produto). O preço antigo visível pode levar o vendedor, incorretamente, a fazer uma venda considerando o preço antigo. Por isso, é recomendável ocultar os preços defasados.
  • Na atualização de preços, atualiza quando preço novo for menor que o atual: se habilitado, corrige o valor dos preços para baixo mesmo que você tenha ajustado o preço manualmente para cima. É recomendável manter este campo desabilitado.
  • Mostra aviso de desconto fora da meta na tela de vendas: se habilitado, mostra popup pedindo a confirmação do usuário para conceder um desconto maior que o sugerido pelo sistema.
  • Mostrar preço mínimo possível na tela de vendas: se habilitado, mostra o preço mínimo possível, durante 2 segundos, quando o campo Preço receber foco (via clique no mouse ou via TAB). O preço mínimo possível é calculado considerando o custo do produto + multiplicador definido para cada seção.

Bloqueio de descontos:

  • Bloquear acima da meta para balconistas selecionados: caso queira definir um limite para descontos, habilite os checkboxs de acordo com sua necessidade, defina o percentual de desconto e, em seguida, escolha os vendedores na qual as regras vão ser aplicadas.

Farmácia Popular:

  • Ambiente: o ambiente de homologação deve ser utilizado apenas pela equipe técnica da CSC Sistemas, pois nele os dados são apenas para testes. Então o cliente deve sempre utilizar a opção Produção.
  • Login: seu login no Programa Farmácia Popular (o mesmo utilizado para acessar o site do Farmácia Popular)
  • Senha: sua senha no Programa Farmácia Popular (a mesmo utilizada para acessar o site do Farmácia Popular)

SNGPC:

  • Informe os dados de acordo com o cadastro previamente realizado no site da Anvisa e do SNGPC.

TEF:

  • Diretório do PayGoWebLib: local, no computador, onde está instalado o PayGO. Apenas o suporte técnico da CSC Sistemas deve alterar este campo.
  • Imprimir via do estabelecimento: caso opte por economizar papel e não imprimir o comprovante da loja nas vendas via TEF, habilite esta opção.

Modo Caixa:

  • Modo caixa ativado: algumas empresas tem caixa(s) específico(s) para finalizar as vendas e realizar os recebimentos dos clientes. Se este for seu caso, ative o Modo Caixa. Dessa forma, todas suas vendas serão finalizadas apenas no caixa e por funcionário que tem autorização a funcionalidade Caixa. Caso queira que qualquer computador e usuário possa finalizar a venda e realizar recebimento, desative o Modo Caixa.
  • Perfil Caixa: quando o Modo Caixa estiver ativo, apenas estes computadores poderão finalizar vendas e realizar recebimentos.
  • Perfil PDV: quando o Modo Caixa estiver ativo, estes computadores não poderão finalizar vendas e realizar recebimentos.

Outras configurações:

  • Login master: nome de usuário do usuário definido no momento da instalação do sistema e que possui acesso completo ao sistema.
  • Login do Responsável Técnico: nome de usuário do farmacêutico(a) da loja.
  • Mostrar estoque em tempo real: A verificação em tempo real tem precisão de 100% mas tem desempenho pior (mais lento) na busca de produtos. Em cache o desempenho é melhor mas pode ocorrer divergências em raros casos (e quando houver divergências, estas serão corrigidas na abertura de caixa do dia seguinte).
  • Contagens intermediárias atrasadas bloqueia sistema: se você optar que seus funcionários façam a contagem de caixa várias vezes por dia, é possível habilitar esta funcionalidade para forçar que a contagem de caixa seja realizada de tempo em tempo (definido via configuração). É recomendável deixar esta opção desabilitada.
  • Bloquear fechamento do caixa antes do horário estipulado: caso opte por não permitir o fechamento do caixa e da loja antes do horário especificado, habilite esta função.
  • Após quantos dias a senha é considerada antiga: força para que as senhas dos usuários sejam alteradas a cada vez que essa quantidade de dias for atingida, considerando a data da última alteração de senha.
  • Quantidade máxima diária de desbloqueio temporário de caixa: quando a funcionalidade "Contagens intermediárias atrasadas bloqueia sistema" estiver ativada, existirá uma quantidade máxima em que o bloqueio emergencial poderá ser feito. A quantidade definida aqui será a quantidade considerada pelo sistema.
  • Quantidade máxima de janelas abertas simultaneamente por computador: caso queira que os usuários mantenham a tela de trabalho mais limpa e organizada possível, restrinja o número de janelas que podem ser abertas simultaneamente.
  • Sessão autenticada expira após quantos segundos: cada vez que um usuário efetua login no sistema, sua sessão ficará ativa por X segundos sem que seja necessário digitar a senha novamente. Defina este tempo, em segundos, utilizando este campo.
  • Validade do Alvará da Vigilância Sanitária: funcionalidade que exibirá um aviso continuo na barra de status do programa quando estiver faltando 2 meses ou menos para renovação do Alvará Sanitário. Esta funcionalidade tem caráter informativo, apenas.

Cadastrar, editar e remover usuário

Passo 01

Acesse o menu Sistema / Cadastro de usuários e permissões.

Passo 02

  1. Clique no botão Novo usuário para cadastrar um novo usuário.
  2. Redefinir senha: Clique no ícone para criar uma nova senha para o usuário selecionado.
  3. Alterar permissões: Clique no ícone para adicionar ou remover permissões do usuário selecionado.
  4. Inativar / Ativar: Não é possível remover um usuário pois assim haveria dados faltantes no histórico de vendas, por exemplo. Quando um funcionário for desligado da empresa, inative seu login.

Alterar senha

Passo 01

Acesse o menu Sistema / Alterar minha senha.

Passo 02

Digite os dados solicitados e, em seguida, clique no botão Alterar senha.

Atualizar versão do sistema

Passo 01

Acesse o menu Sistema / Baixar versão atualizada do sistema.

Caso tenha uma nova versão disponível, o download e atualização serão realizados.

Atualizar preços dos medicamentos

Passo 01

Acesse o menu Sistema / Baixar versão atualizada do arquivo de preços / cadastros.

Caso tenha uma nova versão do arquivo disponível, o download e atualização serão realizados. Todo o procedimento de atualização demora em torno de 10 minutos, pois são quase 100 mil produtos para atualizar (Enquanto a atualização estiver em andamento, não será possível fechar o programa para evitar incosistências nos cadastros).

A atualização de preços e cadastros, se disponível, é realizada todo dia, automaticamente, às 14h. Então não será necessário a verificação manual de atualização de preços (apenas se solicitado pelo suporte técnico da CSC Sistemas).

Relatórios gráficos

Resumo do dia

Passo 01

Acesse o menu Relatórios.

Passo 02

Acesse o menu Resumo do dia.

Passo 03

Escolha a data e clique no botão Visualizar. O relatório será gerado logo em seguida.

Atendimentos & Vendas

Passo 01

Acesse o menu Relatórios.

Passo 02

Acesse o menu Relatórios / Gráficos / Atendimentos e vendas.

Passo 03

Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.

Vendas por seção

Passo 01

Clique no menu Relatórios.

Passo 02

Clique no menu Relatórios / Gráficos / Vendas por seção.

Passo 03

Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.

Lucro por forma de pagamento

Passo 01

Clique no menu Relatórios.

Passo 02

Acesse o menu Relatórios / Gráficos / Lucro por forma de pagamento.

Passo 03

Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.

Lucro por seção

Passo 01

Clique no menu Relatórios.

Passo 02

Acesse o menu Relatórios / Gráficos / Lucro por seção.

Passo 03

Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.

Histórico da posição do estoque

Passo 01

Clique no menu Relatórios.

Passo 02

Acesse o menu Relatórios / Gráficos / Evolução do estoque.

Passo 03

Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.

Comparativo Vendas vs Estoque

Passo 01

Clique no menu Relatórios.

Passo 02

Acesse o menu Relatórios / Gráficos / Comparativo vendas x estoque.

Passo 03

Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.

Ticket médio

Passo 01

Clique no menu Relatórios.

Passo 02

Acesse o menu Relatórios / Gráficos / Ticket médio.

Passo 03

Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.

Participação por vendedor

Passo 01

Clique no menu Relatórios.

Passo 02

Acesse o menu Relatórios / Gráficos / Participação por vendedor.

Passo 03

Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.

Vendas por classe terapêutica

Passo 01

Clique no menu Relatórios.

Passo 02

Acesse o menu Relatórios / Gráficos / Vendas por classe terapêutica

Passo 03

Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.

Vendas medicamentos uso contínuo

Passo 01

Clique no menu Relatórios.

Passo 02

Acesse o menu Relatórios / Gráficos / Vendas med. uso contínuo

Passo 03

Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.

Relatórios em PDF

Resumo diário

Passo 01

Acesse o menu Relatórios.

Passo 02

Acesse o menu Relatórios / PDF / Resumo diário.

Passo 03

Escolha a data e clique no botão Visualizar.

Resumo mensal

Passo 01

Acesse o menu Relatórios.

Passo 02

Acesse o menu Relatórios / PDF / Resumo mensal.

Passo 03

Escolha a data e clique no botão Visualizar.