Clique no botão Venda padrão ou pressione a tecla F2 do teclado.
Passo 02
Escolha a forma de pagamento pressionando a tecla F9 do teclado.
Se desejar vincular a venda a algum cliente, pressione F11 para selecionar o cliente. Caso não queira vincular a venda a nenhum cliente mas queira informar o CPF no cupom fiscal, pressione F12 e, em seguida, digite o CPF do cliente.
Caso seja uma venda com entrega em domicílio, tecle F5 para selecionar o entregador e preencher os dados da entrega. Nesse caso, é aconselhável selecionar antes o cliente utilizando a tecla F11, pois assim os dados da entrega serão preenchidos automaticamente.
Digite o nome do produto ou código de barras e pressione Enter em seguida. O leitor de código de barras também poderá ser utiizado, sendo necessário apenas apontar o código de barras do produto para o feixe de luz do leitor.
Passo 03
Em seguida, será mostrada a lista com os produtos encontrados. Pressione Enter sobre o item selecionado ou utilize o mouse (duplo clique) para selecionar o produto.
Passo 04
Caso queira ver as opções adicionais para o produto selecionado, clique no botão indicado logo abaixo.
Passo 05
Antes de adicionar o produto ao carrinho de vendas, digite a quantidade e desconto oferecido (ou digite o preço final).
Após definido o preço de venda, clique no botão Adicionar.
Passo 06
Caso queira editar o preço do produto depois de o ter adicionado ao carrinho de vendas, utilize o mouse para dar um duplo clique sobre o preço. Após o cursor aparecer na célula, digite o novo valor e pressione Enter.
Caso queira alterar a quantidade do produto depois de o ter adicionado ao carrinho de vendas, utilize o mouse para dar um duplo clique sobre a quantidade. Após o cursor aparecer na célula, digite a nova quantidade e pressione Enter. Para remover o produto digite 0 e pressione Enter.
Passo 07
Após adicionar todos os produtos ao carrinho de vendas, clique no botão Finalizar venda ou pressione CTRL e F ao mesmo tempo.
Passo 08
Digite o valor recebido, por forma de pagamento, até o Restante a pagar ser igual a zero (0,00). Se necessário, mais de uma forma de pagamento poderá ser utilizada ao mesmo tempo. Obs.: O campo NSU e Bandeira são necessários apenas para automatizar a conciliação do extrato bancário. Caso não vá utilizar a conciliação eletrônica, não é necessário preencher estes campos. Caso vá utilizar a conciliação eletrônica, preencha o campo NSU com o número que é impresso na primeira via emitida pelo POS (maquininha).
Após clicar em Finalizar, a venda será concluída e a NFC-e será impressa ou não (a depender da escolha do cliente ou do vendedor).
Realizar venda (Farmácia Popular)
Passo 01
Clique no botão Farmácia Popular - Venda ou pressione a tecla F3 do teclado.
Passo 02
Escolha o cliente (caso esteja cadastrado) ou pressione F12, insira o CPF e clique no botão Salvar.
Passo 03
Digite o nome do produto e pressione Enter. A lista de produtos encontrados será exibida.
Pressione Enter sobre o item selecionado ou utilize o mouse (duplo clique) para selecionar o produto.
Passo 04
Digite a quantidade prescrita pelo médico, considerando a unidade caixas ou pacotes, no caso de fraldas.
Digite a quantidade dispensada, considerando a unidade caixas ou pacotes, no caso de fraldas.
Clique no botão Adicionar para que o produto seja incluído no carrinho de vendas.
Passo 05
Informe os dados da receita médica, clicando no botão Dados da receita ou então pressionando CTRL e R ao mesmo tempo. Em seguida, clique em Salvar.
Passo 06
Clique no botão Solicitar autorização. Caso ocorra algum erro durante a solicitação, será mostrada na tela a mensagem de erro.
Clique no botão Finalizar venda ou então pressione CTRL e F ao mesmo tempo para abrir a tela de finalização da venda (Na tela de finalização da venda, preenche os dados e clique no botão Finalizar para confirmar a transação junto ao Datasus e para que a venda seja registrada no sistema).
Realizar venda (SNGPC)
Passo 01
Na tela de Venda Padrão, após escolher a forma de pagamento, digite o nome do produto e pressione Enter.
Em seguida, será mostrada a lista com os produtos encontrados. Pressione Enter sobre o item selecionado ou utilize o mouse (duplo clique) para selecionar o produto.
Passo 02
Digite a quantidade e defina o preço do produto.
Clique no botão Adicionar.
Passo 03
Serão exibidos na tela os dados e lotes disponíveis do produto escolhido. Confira os dados do Registro MS e Lote na caixa do produto e selecione o item correspondente na tela Escolher Lote.
Passo 04
Após adicionar os produtos ao carrinho de vendas, clique no botão SNGPC - Completar dados.
Passo 05
Na aba Receita, preencha o Tipo de Receita, número da notificação (no caso de receita azul ou amarela) e a data da emissão da receita.
Na aba Prescritor, preencha os dados do profissional de saúde que emitiu a receita.
Na aba Comprador / Paciente, preencha os dados do comprador (no caso de psitrópicos) ou do paciente (no caso de antibióticos). Idade e sexo são necessários apenas quando a venda for de medicamentos antimicrobianos. Após preencher todas as abas, clique no botão Salvar.
Passo 06
Se os dados da receita tiverem sido preenchidos corretamente, um check verde aparecerá logo abaixo do botão SNGPC - Completar dados.
Clique no botão Finalizar venda ou pressione CTRL e F ao mesmo tempo.
Passo 07
Digite o valor recebido, por forma de pagamento, até o Restante a pagar ser igual a zero (0,00). Se necessário, mais de uma forma de pagamento poderá ser utilizada ao mesmo tempo.
Após clicar em Finalizar, a venda será concluída e a NFC-e será impressa ou não (a depender da escolha do cliente ou do vendedor).
Será exibido na tela o código da venda. É recomendável escrever este código no verso na receita pois facilitará a consulta futura.
Realizar venda (NF modelo 55)
Passo 01
Clique no menu Notas fiscais / Vendas com emissão de NF modelo 55.
Passo 02
Para este tipo de emissão, será necessário que o cliente esteja previamente cadastrado no sistema (menu Cadastro / Clientes), pois dados complementares são exigidos pela Sefaz e apenas o CPF/CNPJ não é permitido.
Pressione o botão F11 do teclado e, em seguida, digite o nome ou razão social do cliente e pressione Enter.
Passo 03
Em seguida, será mostrada a lista com os produtos encontrados. Pressione Enter sobre o item selecionado ou utilize o mouse (duplo clique) para selecionar o produto.
Passo 04
Após adicionar todos os produtos ao carrinho de vendas, clique no botão Finalizar venda ou pressione CTRL e F ao mesmo tempo.
Passo 05
Preencha o valor na forma de pagamento Crediário. Caso outra forma de pagamento tenha sido realizada, acesse a tela de recebimento de crediário após finalizar a venda e faça o recebimento utilizando a forma de pagamento correspondente.
Clique no botão Finalizar. Após a aprovação da Sefaz será aberto PDF com a NF-e modelo 55. Você poderá salvá-la no computador ou então mandar imprimir em sua impressora de preferência.
Cancelamento de venda
Passo 01
Clique no menu Notas fiscais / Listar NFs de saída e entrada.
Passo 02
No campo Tipo de Nota Fiscal, escolha a opção Saída.
Escolha a data da venda e, em seguida, clique no botão Buscar Notas Fiscais.
Passo 03
Clique no ícone da venda correspondente para realizar o cancelamento da venda no sistema e o cancelamento da NFC-e ou NF-e junto a Sefaz.
Clique no botão Sim para confirmar o cancelamento da transação.
Listar vendas e itens (Farmácia Popular) por cliente
Passo 01
Clique no botão Farmácia Popular - Histórico de itens ou pressione a tecla F4.
Passo 02
Escolha o cliente pressionando F11 (caso esteja cadastrado) ou pressionando F12 (caso deseje buscar pelo CPF).
Todas as vendas vinculadas ao CPF do cliente serão listadas e você poderá expandir a lista (ver os produtos), clicando no ícone +.
Visualizar 2a via de NF-e e NFC-e
Passo 01
Clique no menu Notas fiscais / Listar NFs de saída e entrada.
Passo 02
No campo Tipo de Nota Fiscal, escolha a opção Saída.
Escolha a data da venda e, em seguida, clique no botão Buscar Notas Fiscais.
Passo 03
Clique no ícone da venda correspondente.
Clique no botão Sim para imprimir a Nota Fiscal.
Visualizar medicamentos com mesmo princípio ativo
Passo 01
Na tela de vendas, quando estiver visualizando os detalhes do produto, clique no ícone de mais informações e quando o menu de contexto se abrir, clique em Produtos com mesmo princípio ativo. Serão exibidos todos os produtos cadastrados no sistema e que contenham o mesmo princípío ativo.
Visualizar movimentações do produto
Passo 01
Na tela de vendas, quando estiver visualizando os detalhes do produto, clique no ícone de mais informações e quando o menu de contexto se abrir, clique em Histórico de movimentações. Serão exibidas todas as entradas e saídas do produto, inclusive com preço que foi vendido.
Visualizar bula do medicamento
Passo 01
Na tela de vendas, quando estiver visualizando os detalhes do produto, clique no ícone de mais informações e quando o menu de contexto se abrir, clique em Bula.
Imprimir posologia do medicamento
Passo 01
Na tela de vendas, quando estiver visualizando os detalhes do produto, clique no ícone de mais informações e quando o menu de contexto se abrir, clique em Posologia.
Passo 02
Revise a posologia e clique no botão Imprimir.
Passo 03
Caso queira imprimir a posologia de algum produto que esteja no carrinho de vendas ou queira imprimir a posologia de todos os medicamentos ao mesmo tempo, clique no ícone Imprimir posologias.
Passo 04
Revise as posologias e clique no botão Imprimir.
Caixa
Abertura do caixa
Passo 01
Acesse o menu Caixas / Farmácia / Abertura
Passo 02
Clique no botão Abrir. Após a abertura do caixa já será possível realizar vendas, recebimentos, etc.
Fechamento do caixa
Passo 01
Acesse o menu Caixas / Farmácia / Fechamento
Passo 02
Conte o valor total em caixa e clique no botão Fechar Caixa.
É importante colocar o valor correto pois no caso de divergência o valor da diferença será contabilizado na Demonstração de Resultados e afetará o relatório de lucro.
Após o fechamento do caixa não será mais possível realizar vendas, recebimentos, etc.
Retirada (Depósito bancário)
Passo 01
Acesse o menu Caixas / Farmácia / Retirada Banco
Passo 02
Digite o valor a ser retirado e clique no botão Registrar.
Retirada (Sangria)
Passo 01
Acesse o menu Caixas / Farmácia / Sangria
Passo 02
Escolha o fornecedor, a categoria da despesa e digite o valor e a descrição da despesa. Em seguida, clique no botão Registrar.
Retirada (Suprimento)
Passo 01
Acesse o menu Caixas / Farmácia / Suprimento
Passo 02
Escolha o fornecedor, a categoria e digite o valor e a descrição do suprimento. Em seguida, clique no botão Registrar.
Contagens do caixa
Aviso
É importante realizar várias contagens de caixa durante o expediente para que seja possível verificar as possíveis divergências no saldo e também o horário aproximado em que ocorreram.
No menu Relatórios / Resumo do Dia é possível acompanhar a tabela com as contagens realizadas durante o dia e os valores das diferenças.
Passo 01
Acesse o menu Caixas / Farmácia / Contagem intermediária
Passo 02
Contar o valor total em caixa, preencher o campo indicado abaixo e clicar no botão Registrar.
Conciliação TEF e POS
Aviso
É importante realizar a importação dos extratos de vendas de cartão de crédito, cartão de débito e pix para que seja feita a conferência dos valores recebidos, taxas, etc.
Esta conferência é ainda mais importante quando a loja utilizar apenas POS (maquinha) ao invés de TEF (pinpad ligado diretamente ao computador).
Passo 01
Acesse o menu Caixas / Conciliação TEF e POS / Importação
Passo 02
Acesse o aplicativo ou site de sua adquirente (Ex: Cielo, PagSeguro) e, em seguida, salve o extrato das vendas em formato .CSV no seu computador.
Na tela abaixo, escolha a adquirente e, em seguida, clique no botão Escolher arquivo. Selecione o arquivo formato .CSV que acabou de baixar.
Clique no botão Processar importação.
Passo 03
Assim que o aviso que a importação foi realizada com sucesso, acesse o menu Caixas / Conciliação TEF e POS / Relatório.
Passo 04
Escolha o período desejado.
Clique no botão Gerar lista. Após alguns segundos irá aparecer todas as transações do período selecionado, valor bruto, taxas e situação da conciliação (A conciliação é feita automaticamente buscando o número NSU informado no momento da venda e o número NSU encontrado no extrato. Caso o sistema não encontre o NSU correspondente, tentará conciliar através do valor, buscando as transações que ainda não foram conciliadas e que tenham o mesmo valor).
Gerenciar entregas
Vincular entrega à venda
Passo 01
Inicie a venda pressionando F2 no teclado do computador ou clique no botão Venda.
Passo 02
Pressione a tecla F11 para abrir a busca por cliente.
Digite o nome do cliente, CPF ou telefone e pressione a tecla Enter. Caso seja digitado algum número do telefone e o cliente ainda não esteja cadastrado, o PharmaOne irá perguntar se você dejesa ou não cadastrar o novo cliente.
Passo 03
Inclua os produtos do cliente no carrinho.
Passo 04
Pressione a tecla F5 para conferir os dados da entrega e definir o entregador.
Passo 05
Clique no botão azul (...) para selecionar o entregador. Caso ainda não tenha nenhum entregador cadastrado no sistema, o PharmaOne perguntará se deseja cadastrar.
Se o cliente quiser agendar a entrega, preencha o horário. Caso contrário, não precisa preencher este campo.
Depois de confirmar os dados da entrega, pressione o botão Vincular.
Passo 06
Pronto. A entrega está vinculada à venda. Clique no botão Finalizar para concluir a venda.
Visualizar/atualizar entregas
Passo 01
Pressione a tecla F5 ou clique no botão Delivery.
Passo 02
Dê um duplo clique no ícone de edição caso queira atualizar algum dado ou atualizar o andamento da entrega.
Dê um duplo clique no ícone de impressão caso queira imprimir o canhoto que o entregador utilizará para realizar a entrega.
Passo 03
Altere o campo Status da Entrega de acordo com a situação atual da entrega.
Caso o cliente tenha escolhido uma forma de pagamento e no momento da entrega realizou o pagamento através de outra forma de pagamento, a nova forma de pagamento poderá ser atualizada através do campo Forma de Pagamento. Os ajustes nos valores do caixa são feitos automaticamente. Não é necessário nenhum ajuste manual por parte do operador.
Pressione o botão Atualizar para salvar os dados.
Passo 04
O status da entrega aparecerá atualizado no sistema.
Crediário
Recebimento de venda
Passo 01
Clique no botão Receber Crediário ou pressione F6 no seu teclado.
Passo 02
Pressione a tecla F11 para abrir a busca por cliente.
Digite o nome do cliente e pressione a tecla Enter.
Passo 03
Clique nos checkboxs correspondentes das notas promissórias que deseja receber.
Clique no botão Finalizar recebimento ou pressione CTRL e F simultaneamente.
Passo 04
Digite o valor recebido, por forma de pagamento, até o Restante a pagar ser igual a zero (0,00). Se necessário, mais de uma forma de pagamento poderá ser utilizada ao mesmo tempo.
Clique no botão Finalizar para registrar o recebimento.
Estorno de recebimento
Passo 01
Acesse o menu Crediário / Histórico de recebimento - cancelamento.
Passo 02
Pressione a tecla F11 para abrir a busca por cliente.
Digite o nome do cliente e pressione a tecla Enter.
Passo 03
No lado direito da tela, clique no ícone de exclusão do recebimento correspondente.
Passo 04
Para confirmar o estorno do recebimento, clique no botão Sim.
Histórico de recebimento
Passo 01
Acesse o menu Crediário / Histórico de recebimento - cancelamento.
Passo 02
Pressione a tecla F11 para abrir a busca por cliente.
Digite o nome do cliente e pressione a tecla Enter.
Passo 03
Como um único recebimento pode conter várias notas promissórias, clique no ícone + para expandir a lista e visualizar todas as notas promissórias que fazem parte do recebimento.
Passo 04
Caso queira visualizar os produtos da nota promissória, do lado direito da tela, clique no binóculos da nota correspondente.
Histórico de produtos do cliente
Passo 01
Clique no botão Histórico do cliente ou pressione a tecla F7.
Passo 02
Pressione a tecla F11 para abrir a busca por cliente.
Digite o nome do cliente e pressione a tecla Enter.
Passo 03
Será aberta a lista com todos os itens que o cliente já comprou. Caso queira procurar algum produto específico, utilize a caixa de texto do lado direito superior.
Estoque
Consultar estoque de distribuidoras
Passo 01
Acesse o menu Estoque / Consulta estoque e custo nas distribuidoras
Passo 02
Digite o nome do produto e pressione Enter.
Passo 03
Ao dar um duplo clique na linha selecionada será aberto uma janela onde mostra o preço e estoque do produto em cada uma das distribuidoras disponíveis.
O sistema automaticamente seleciona a distribuidora que tem o melhor preço do produto e o exibe nessa coluna.
Esta é a distribuidora onde tem o melhor preço do produto.
Esta coluna mostra a quantidade em estoque do produto na distribuidora.
Esta coluna mostra o estoque atual na sua loja.
Caso queira adicionar o produto a lista de compras, clique sobre o carrinho. O produto adicionado aparecerá na lista de reposição assim que a lista for gerada.
Entrada de mercadoria via XML
Passo 01
Acesse o menu Estoque / Entrada de mercadoria (via XML)
Passo 02
Clique no botão Escolher arquivo e selecione o arquivo XML que deseja utilizar pra dar entrada na mercadoria.
Passo 03
Ao clicar neste ícone, a tela de edição de cadastro do produto será aberta.
Caso queira alterar a quantidade do produto que será lançada, dê um duplo clique na linha quantidade e, em seguida, digite a nova quantidade e pressione Enter.
Passo 04
Caso deseje fracionar o produto, dê um duplo clique nesta linha e, em seguida, digite o código de barras do produto fracionado e pressione Enter.
Nesta linha, digite a quantidade da embalagem fechada.
Caso queira alterar o preço de venda do produto, dê um duplo clique nessa linha e, em seguida, digite o novo preço e pressione Enter.
Após verificar toda a lista, clique no botão Confirmada entrada da mercadoria para finalizar o lançamento. O(s) boleto(s) será adicionado automaticamente ao relatório de contas a pagar.
Entrada manual de mercadoria
Passo 01
Acesse o menu Estoque / Entrada de mercadoria (manual)
Passo 02
Digite o nome do produto e pressione Enter para realizar a busca.
Passo 03
Insira a quantidade a ser lançada.
Insira o custo da mercadoria e insira ou atualize, se necessário, o preço de venda.
Clique no botão Lançar mercadoria.
Visualizar NF-e de entrada
Passo 01
Acesse o menu Notas fiscais / Listar NFs de saída e entrada
Passo 02
No campo Tipo de Nota Fiscal, escolha a opção Entrada.
Escolha o período das NFs que serão listadas e, em seguida, clique no botão Buscar Notas Fiscais.
Passo 03
Clique no ícone da NF que deseja visualizar.
Estorno de mercadoria lançada
Passo 01
Acesse o menu Notas fiscais / Listar NFs de saída e entrada
Passo 02
No campo Tipo de Nota Fiscal, escolha a opção Entrada.
Escolha o período das NFs que serão listadas e, em seguida, clique no botão Buscar Notas Fiscais.
Passo 03
Clique no ícone Estornar Lançamento da NF que deseja estornar.
Emitir NF de devolução
Passo 01
Acesse o menu Notas fiscais / Listar NFs de saída e entrada.
Passo 02
No campo Tipo de Nota Fiscal, escolha a opção Entrada.
Escolha o período das NFs que serão listadas e, em seguida, clique no botão Buscar Notas Fiscais.
Passo 03
Clique no ícone Emitir NF de Devolução da NF que deseja devolver um, vários ou todos itens.
Passo 04
Marque o(s) checkbox(s) do(s) produto(s) que deseja emitir a nota fiscal de devolução e, em seguida, clique no botão Emitir NF de devolução.
Contagem de estoque (inventário)
Passo 01
Acesse o menu Estoque / Contagem do estoque e, em seguida, clique no botão Contar através do computador.
Caso prefira utilizar um tablet ou smartphone, certifique-se de que está conectado via Wi-Fi a mesma rede em que o servidor está conectado. Então acesse o endereço a seguir através do navegador do smartphone: http://ipServidor:8282 (substitua ipServidor pelo IP do servidor. Ex.: 192.168.1.2:9292). Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte técnico da CSC Sistemas.
Passo 02
Preencha a seção, subseção e como a lista será ordenada.
Clique no botão Visualizar para que a lista seja mostrada.
Passo 03
Clique no ícone indicado para realizar a contagem do produto.
Passo 04
Conte a quantidade do produto que está na prateleira e digite no campo Estoque na prateleira.
Clique no botão Confirmar.
Solicitar correção de estoque
Passo 01
Na tela de vendas, quando estiver visualizando os detalhes do produto, clique no ícone de mais informações e quando o menu de contexto se abrir, clique em Correção de estoque.
Passo 02
Digite a quantidade correta do produto em estoque e clique no botão Solicitar correção.
O produto será disponibilizado na lista de autorizações (menu Funções administrativas / Autorizações) e apenas o login com perfil gerencial terá autorização para realizar a aprovação.
Solicitar baixa de produto vencido
Passo 01
Na tela de vendas, quando estiver visualizando os detalhes do produto, clique no ícone de mais informações e quando o menu de contexto se abrir, clique em Baixa por vencimento.
Passo 02
Digite o lote, quantidade vencida, mês/ano do vencimento e clique no botão Solicitar baixa por vencimento.
O produto será disponibilizado na lista de autorizações (menu Funções administrativas / Autorizações) e apenas o login com perfil gerencial terá autorização para realizar a aprovação.
Transferir mercadoria entre filiais
Passo 01
Na tela de vendas, quando estiver visualizando os detalhes do produto, clique no ícone de mais informações e quando o menu de contexto se abrir, clique em Transferir para filial.
Passo 02
Digite a quantidade que será transferida.
Escolha a loja para qual a mercadoria será transferida.
Clique no botão Solicitar transferência. O produto será disponibilizado na lista de autorizações (menu Funções administrativas / Autorizações) e deve ser aprovado pelo login gerencial e também pelo login da pessoa que recebeu a mercadoria na outra loja. A transferência só será concretizada após essas duas aprovações.
Compras
Reposição de mercadoria
Passo 01
Acesse o menu Estoque / Reposição de mercadoria.
Passo 02
Informe o período para gerar a lista de reposição. A data inicial deve ser a data do último pedido, pois assim não existirá nenhum "gap" entre um pedido e outro.
Se desejar, escolha seções específicas.
Passo 03
Esta é a quantidade do produto que foi vendida durante o período selecionado e a quantidade de "deveria" ser reposta. Caso opte por alterar a quantidade, dê um duplo clique sobre a quantidade e, em seguida, digite a nova quantidade e pressione Enter. Produtos que constam como Back Order são aqueles que foram adicionados manualmente a lista de compras ou então que foram corrigidos/zerados através da correção de estoque.
Passo 04
Dê um duplo clique para visualizar o preço e estoque em cada uma das distribuidoras disponíveis.
Dê um duplo clique para visualizar o histórico de movimentação do produto.
Caso deseja exportar o pedido para ser importado no pedido eletrônico da distribuidora, clique em Exportar lista e escolha a distribuidora na qual será gerado o arquivo.
Sugestão de compras
Passo 01
Acesse o menu Estoque / sugestão de compras.
Passo 02
Marque o método de sugestão e clique no botão Gerar lista.
A opção Produtos de giro sem estoque considera produtos (de todos os clientes PharmaOne) que têm bom giro e que você não possui em estoque.
Adicionar produtos a lista de compras
Passo 01
Acesse o menu Vendas / Lista de compras.
Passo 02
Digite o nome do produto para mostrar a lista e, em seguida, escolha o produto.
Passo 03
Se necessário ajuste a quantidade e, em seguida, clique no botão Adicionar.
Passo 04
Depois de adicionar todos os produtos que deseja, clique no botão Finalizar.
Quando a lista de reposição for gerada, os produtos adicionados estarão lá.
Financeiro
Contas a pagar
Passo 01
Acesse o menu Relatórios.
Passo 02
Acesse o menu Financeiro / Contas a pagar.
Passo 03
Selecione os parâmetros e clique em Visualizar para listar os itens a pagar / pagos.
Para cadastrar despesas, clique no botão Cadastrar despesa (Obs.: as mercadorias lançadas via XML já incluem automaticamente os boletos no relatório de contas a pagar).
Passo 04
Aqui você poderá marcar o item como pago, editar seus dados ou excluir o item.
Compras realizadas & Custo da Mercadoria Vendida
Aviso
Para visualizar corretamente este relatório, é necessário que toda a mercadoria esteja sendo lançada com o preço de custo correto (ou via entrada da mercadoria XML ou via lançamento manual mas com inclusão correta do custo dos produtos). Caso a funcionalidade "Baixa de produtos com estoque zerado" esteja ativada, o relatório irá gerar dados imprecisos e que não devem ser considerados.
Passo 01
Acesse o menu Relatórios.
Passo 02
Acesse o menu Financeiro / Compras realizadas por seção.
Passo 03
Compras: Nessa coluna são mostrados os totais, por seção, de mercadoria comprada no mês em questão.
Custo da Mercadoria Vendida: Nessa coluna são mostrados os totais, por seção, do custo da mercadoria que foi vendida no mês em questão.
Saldo: Nessa coluna é mostrado o saldo, por seção, das compras - custo da mercadoria vendida. Para reposição, quanto mais próximo de 0,00, melhor. Caso esteja negativo, a reposição foi menor do que as vendas e o estoque está baixando. Caso esteja positivo, a reposição foi maior do que as vendas e o estoque está aumentando (nesse caso, será necessário mais dinheiro para capital de giro e você deve estar preparado financeiramente para não gerar um desequilibrio nas finanças da empresa).
Demonstração de lucros e resultados
Passo 01
Acesse o menu Relatórios.
Passo 02
Acesse o menu Financeiro / Demonstração de resultados.
Passo 03
Acumulado do ano: irá mostrar o resultado do ano até a data escolhida (tanto para o ano atual como para os anos anteriores). Ex.: Se hoje for 12/08/2024, irá mostrar o acumulado de 01/01 até 12/08 tanto para o ano atual como para os anos anteriores.
Mensal: irá mostrar o resultado mensal do dia 01 ao dia 31 (ou o último dia do mês).
Anual: irá mostrar o resultado anual do dia 01/01 ao dia 31/12.
Após ter escolhido a forma de apresentação do relatório, clique no botão Visualizar.
Cadastros
Produtos - Cadastrar e editar
Passo 01
Acesse o menu Cadastro / Produtos / Cadastrar produto.
Passo 02
Dados do produto: Insira os dados básicos do produto (Qnt fracionado, Código de barras fracionado, NCM, Preço sugerido e Desconto máximo não são campos obrigatórios e podem ficar em branco).
Estoque: Caso deseje que o produto que acabou de ser cadastrado seja lançado em estoque, preencha os campos desta aba.
Princípios ativos: Caso deseje incluir os princípios ativos do produto que acabou de cadastrar, insira-os nesta aba.
Posologia: Caso deseje incluir a posologia do produto que acabou de cadastrar, digite-a nesta aba.
Após finalizar o preenchimento dos dados, clique no botão Cadastrar produto.
Passo 03
Para alterar os dados cadastrais de um produto, acesse o menu Cadastro / Produtos / Editar cadastro do produto.
Passo 04
Em seguida, digite o nome do produto e pressione Enter para realizar a busca. Escolha o produto e, então, edite os campos que desejar.
Produtos - Editar descontos máximos
Passo 01
Acesse o menu Cadastro / Produtos / Editar Descontos Máximos.
Passo 02
Dê um duplo sobre o percentual do Desconto Máximo, digite o novo percentual e pressione Enter.
Caso queira remover o limite de Desconto Máximo para o produto, clique no ícone correspondente.
Produtos - Editar preços sugeridos
Passo 01
Acesse o menu Cadastro / Produtos / Editar Preços Sugeridos.
Passo 02
Dê um duplo sobre o Preço Sugerido, digite o novo Preço Sugerido e pressione Enter.
Caso queira remover o Preço Sugerido para o produto, clique no ícone correspondente.
Clientes - Cadastrar e editar
Passo 01
Acesse o menu Cadastro / Clientes / Cadastrar cliente.
Passo 02
Dados do cliente: Insira os dados do cliente.
Crediário: No caso de serem realizadas vendas no Crediário para o cliente, preencha os dados desta aba.
Após finalizar o preenchimento dos dados, clique no botão Cadastrar cliente.
Passo 03
Para alterar os dados cadastrais de um cliente, acesse o menu Cadastro / Clientes / Editar - Visualizar cadastro de cliente.
Passo 04
Em seguida, digite o nome do cliente e pressione Enter para realizar a busca. Escolha o cliente e, então, edite os campos que desejar.
Fornecedores - Cadastrar e editar
Passo 01
Acesse o menu Cadastro / Fornecedores / Cadastrar fornecedor.
Passo 02
Insira os dados do fornecedor e, em seguida, clique no botão Cadastrar fornecedor.
Passo 03
Para alterar os dados cadastrais de um fornecedor, acesse o menu Cadastro / Fornecedores / Editar cadastro de fornecedor.
Passo 04
Em seguida, digite o nome do fornecedor e pressione Enter para realizar a busca. Escolha o fornecedor e, então, edite os campos que desejar.
Prescritores - Cadastrar e editar
Passo 01
Acesse o menu Cadastro / Prescritores / Cadastrar prescritor.
Passo 02
Insira os dados do profissional e clique no botão Cadastrar.
Passo 03
Para alterar os dados cadastrais de um prescritor, acesse o menu Cadastro / Prescritores / Editar cadastro de prescritor.
Passo 04
Em seguida, digite o nome do prescritor e pressione Enter para realizar a busca. Escolha o prescritor e, então, edite os campos que desejar.
SNGPC
Iniciar Inventário
Passo 01
Acesse o menu SNGPC / Inventário / Iniciar
Passo 02 (Importar)
Acesse o menu SNGPC / Inventário / Iniciar / Importar
Você poderá importar do XML obtido através do site do SNGPC.
Você poderá importar considerando o estoque atual do sistema.
Passo 02 (Adicionar manualmente)
Acesse o menu SNGPC / Inventário / Iniciar / Iniciar inventário manualmente
Adicione produto por produto.
Passo 03 (Adicionar manualmente)
Insira o registro MS do medicamento, o lote, a quantidade e, em seguida, clique no botão Adicionar.
Visualizar ou editar Inventário Inicial
Passo 01
Acesse o menu SNGPC / Inventário / Visualizar - Editar inventário
Passo 02
Enquanto o inventário não tiver sido transmitido, você poderá adicionar, editar e remover itens.
Passo 03
Clique no ícone de edição caso deseje alterar a quantidade, lote ou registro MS do medicamento.
Clique no ícone de remoção caso deseje remover o produto do inventário.
Passo 04
Após lançar e conferir todos os produtos do armário de controlados, clique no botão Transmitir inventário.
Cuidado
MUITA ATENÇÃO ANTES DE ENVIAR O INVENTÁRIO, POIS APÓS O ENVIO E ACEITE DA ANVISA, NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL EDITAR DADOS OU REMOVER PRODUTOS. ANTES DO ENVIO, VERIFIQUE COM ATENÇÃO SE OS LOTES E QUANTIDADES DE CADA LOTE ESTÃO CORRETOS.
No programa PharmaOne, acesse o menu SNGPC / Inventário / Finalizar
Passo 04
Selecione o arquivo XML que foi disponibilizado no site do SNGPC logo após a finalização do inventário.
Clique no botão Finalizar Inventário. Pronto. O inventário está finalizado e um novo inventário pode ser aberto no sistema.
Lançar medicamento vencido
Passo 01
Acesse o menu SNGPC / Lançamento manual / Lançar perda.
Passo 02
Insira os dados do medicamento vencido e clique no botão Salvar.
Digite o código informado.
Visualizar movimentações
Passo 01
Acesse o menu SNGPC / Movimentações.
Passo 02
Clique para expandir a lista e ver quais medicamentos estão incluídos na movimentação.
Passo 03
Clique para visualizar todos os detalhes da venda e da receita.
Clique para visualizar todo o histórico de movimentação do produto.
Tome nota
Caso a movimentação ainda não tenha sido Transmitida e Aceita pela Anvisa, será possível cancelar a venda ou estornar a NF de entrada. Após a transmissão e aceite da Anvisa, não será mais possível realizar nenhum tipo de edição, cancelamento ou estorno.
Transmitir movimentações para Anvisa
Passo 01
Acesse o menu SNGPC / Transmissão.
Passo 02
Verifique se a Data inicial e Data final estão corretas e, em seguida, clique no botão Transmitir.
Cuidado
Após a transmissão e aceite da Anvisa, não será mais possível editar e nem apagar nenhum dado das movimentações enviadas
Tome nota
O intervalo máximo aceito pela Anvisa são 5 dias.
As datas transmitidas devem ser sequenciais.
Não pule nenhuma data.
Faça a transmissão do dia mesmo no caso de não ter havido nenhuma entrada ou saída de medicamento controlado.
Visualizar ou imprimir estoque atual
Passo 01
Acesse o menu SNGPC / Relatórios / Estoque atual (O arquivo PDF será gerado e poderá ser salvo ou impresso).
Visualizar ou imprimir BMPO
Passo 01
Acesse o menu SNGPC / Relatórios / BMPO.
Passo 02
Preencha os parâmetros de acordo com a exigência da Vigilância Sanitária e, em seguida, clique no botão Gerar relatório. (O arquivo PDF será gerado e poderá ser salvo ou impresso).
Visualizar ou imprimir RMNR
Passo 01
Acesse o menu SNGPC / Relatórios / RMNRA e RMNRB2.
Passo 02
Preencha os parâmetros e, em seguida, clique no botão Gerar relatório. (O arquivo PDF será gerado e poderá ser salvo ou impresso).
Visualizar ou imprimir RMP
Passo 01
Acesse o menu SNGPC / Relatórios / RMP
Passo 02
Escolha o mês e ano e clique em Gerar relatório.
Visualizar movimentação por produto
Passo 01
Acesse o menu SNGPC / Histórico por produto.
Passo 02
Digite o registro MS do produto e, em seguida, clique no botão Buscar (Será mostrado todo o histórico de entrada e saída, por lote, do medicamento).
Visualizar detalhes de venda
Passo 01
Acesse o menu SNGPC / Busca por cód. da venda.
Passo 02
Digite o código da venda e clique no botão Buscar (Este é o código que aparece logo após a finalização de vendas que contenham produtos controlados).
Funções administrativas
Autorizações
Passo 01
Clique no menu Funções administrativas / Autorizações.
Passo 02
Solicitações de correção de estoque e baixas por vencimento.
Apagar: Remove a solicitação da lista. Só é permitido enquanto não estiver aprovado.
Aprovar: A solicitação é aprovada e concretizada no sistema.
Reprovar: A solicitação é reprovada e a operação não é concretizada no sistema.
Solicitações de transferências de produtos entre filiais.
Além das opções acima, existe também a opção Revisar. Esta revisão é feita pelo funcionário da loja de destino que está recebendo a mercadoria. No caso de transferências, a operação só é concretizada após a aprovação do gestor e a revisão do funcionário que recebeu/conferiu a mercadoria no destino.
TEF
Passo 01
Acesse o menu Funções administrativas / TEF / Menu administrativo.
Para verificar se uma transação realmente foi concluída através do TEF (pinpad), utilize a opção RELATÓRIO DETALHADO da tela abaixo.
Para imprimir novamente um comprovante, utilize a opção REIMPRESSÃO da tela abaixo.
Configuração do sistema
Configurações globais
Passo 01
Acesse o menu Sistema / Configurações do sistema.
Passo 02
Aviso
Sempre que terminar de realizar alterações nas configurações, clique no botão Salvar para que as alterações entrem em vigor.
Dados cadastrais:
Informar os dados básicos da empresa, como endereço e telefone.
Dados fiscais:
Ambiente: o ambiente de homologação deve ser utilizado apenas pela equipe técnica da CSC Sistemas, pois nele os dados são apenas para testes. Então o cliente deve sempre utilizar a opção Produção.
Série NFC-e: informe a série das notas fiscais. Geralmente o valor para este campo é 1. Altere apenas se solicitado por seu contador(a).
Último nº NFC-e: o número da NFC-e é sequencial e, portanto, o número da próxima NFC-e será este valor + 1.
Caminho do certificado digital: local, no computador, onde está localizado o certificado digital (.pfx). O certificado é essencial para a utilização do sistema, pois é através dele que as notas fiscais são autenticadas e transmitidas para a Sefaz.
Senha do certificado digital: informe a senha do certificado digital.
Caminho do logotipo NFC-e: local, no computador, onde está localizado o logotipo que será impresso nos cupons fiscais. Este arquivo deverá estar no formato .png, preto e branco e ter tamanho de 192x160 pixels. Caso não seja informado, o logotipo não será impresso no cupom fiscal.
Senha do certificado digital: informe a senha do certificado digital.
Informações adicionais NFC-e: informe a mensagem que será impressa no rodapé do cupom fiscal.
Id CSC Homologação: informação necessária para que o QR Code da NFC-e seja impresso corretamente. Este campo deverá ser preenchido e alterado apenas pelo suporte técnico da CSC Sistemas. Se um dado inválido for informado, a Sefaz não irá aprovar a emissão e impressão da nota fiscal.
CSC Homologação: informação necessária para que o QR Code da NFC-e seja impresso corretamente. Este campo deverá ser preenchido e alterado apenas pelo suporte técnico da CSC Sistemas. Se um dado inválido for informado, a Sefaz não irá aprovar a emissão e impressão da nota fiscal.
Id CSC Produção: informação necessária para que o QR Code da NFC-e seja impresso corretamente. Este campo deverá ser preenchido e alterado apenas pelo suporte técnico da CSC Sistemas. Se um dado inválido for informado, a Sefaz não irá aprovar a emissão e impressão da nota fiscal.
CSC Produção: informação necessária para que o QR Code da NFC-e seja impresso corretamente. Este campo deverá ser preenchido e alterado apenas pelo suporte técnico da CSC Sistemas. Se um dado inválido for informado, a Sefaz não irá aprovar a emissão e impressão da nota fiscal.
Vendas:
Permitir vender produto sem estoque: caso habilite esta opção, o sistema permitirá que você realize venda de produtos que não foram lançados em estoque. Mas dessa forma, não será possível calcular o lucro bruto da loja e os relatórios de lucratividade ficarão distorcidos. O ideal é lançar todas as mercadorias via XML ou manualmente com preço de custo correto. Dessa forma será possível apurar corretamente o lucro bruto de sua loja.
Permitir que vendedores acessem dados de vendas de outros vendedores: o login master tem acesso aos detalhes de todas as transações. Outros usuários só poderão ver listagem de todas transações caso essa opção esteja habilitada. Caso contrário, terão acesso apenas as suas próprias vendas.
Bloquear forma de pgto Crediário: caso habilite esta opção, os vendedores não irão conseguir realizar vendas com a forma de pagamento Crediário.
Desconsiderar limites de crédito no Crediário: caso habilite esta opção, não haverá mais o bloqueio das vendas (no crediário) onde o cliente não tenha limite de crédito disponível. O vendedor poderá realizar venda de qualquer valor para todos os clientes.
Oculta preços de vendas defasados: o preço de medicamentos é ajustado anualmente em março. Caso desabilite esta opção, os preços antigos estarão disponíveis na tela de vendas (histórico da movimentação do produto). O preço antigo visível pode levar o vendedor, incorretamente, a fazer uma venda considerando o preço antigo. Por isso, é recomendável ocultar os preços defasados.
Na atualização de preços, atualiza quando preço novo for menor que o atual: se habilitado, corrige o valor dos preços para baixo mesmo que você tenha ajustado o preço manualmente para cima. É recomendável manter este campo desabilitado.
Mostra aviso de desconto fora da meta na tela de vendas: se habilitado, mostra popup pedindo a confirmação do usuário para conceder um desconto maior que o sugerido pelo sistema.
Mostrar preço mínimo possível na tela de vendas: se habilitado, mostra o preço mínimo possível, durante 2 segundos, quando o campo Preço receber foco (via clique no mouse ou via TAB). O preço mínimo possível é calculado considerando o custo do produto + multiplicador definido para cada seção.
Bloqueio de descontos:
Bloquear acima da meta para balconistas selecionados: caso queira definir um limite para descontos, habilite os checkboxs de acordo com sua necessidade, defina o percentual de desconto e, em seguida, escolha os vendedores na qual as regras vão ser aplicadas.
Farmácia Popular:
Ambiente: o ambiente de homologação deve ser utilizado apenas pela equipe técnica da CSC Sistemas, pois nele os dados são apenas para testes. Então o cliente deve sempre utilizar a opção Produção.
Login: seu login no Programa Farmácia Popular (o mesmo utilizado para acessar o site do Farmácia Popular)
Senha: sua senha no Programa Farmácia Popular (a mesmo utilizada para acessar o site do Farmácia Popular)
SNGPC:
Informe os dados de acordo com o cadastro previamente realizado no site da Anvisa e do SNGPC.
TEF:
Diretório do PayGoWebLib: local, no computador, onde está instalado o PayGO. Apenas o suporte técnico da CSC Sistemas deve alterar este campo.
Imprimir via do estabelecimento: caso opte por economizar papel e não imprimir o comprovante da loja nas vendas via TEF, habilite esta opção.
Modo Caixa:
Modo caixa ativado: algumas empresas tem caixa(s) específico(s) para finalizar as vendas e realizar os recebimentos dos clientes. Se este for seu caso, ative o Modo Caixa. Dessa forma, todas suas vendas serão finalizadas apenas no caixa e por funcionário que tem autorização a funcionalidade Caixa. Caso queira que qualquer computador e usuário possa finalizar a venda e realizar recebimento, desative o Modo Caixa.
Perfil Caixa: quando o Modo Caixa estiver ativo, apenas estes computadores poderão finalizar vendas e realizar recebimentos.
Perfil PDV: quando o Modo Caixa estiver ativo, estes computadores não poderão finalizar vendas e realizar recebimentos.
Outras configurações:
Login master: nome de usuário do usuário definido no momento da instalação do sistema e que possui acesso completo ao sistema.
Login do Responsável Técnico: nome de usuário do farmacêutico(a) da loja.
Mostrar estoque em tempo real: A verificação em tempo real tem precisão de 100% mas tem desempenho pior (mais lento) na busca de produtos. Em cache o desempenho é melhor mas pode ocorrer divergências em raros casos (e quando houver divergências, estas serão corrigidas na abertura de caixa do dia seguinte).
Contagens intermediárias atrasadas bloqueia sistema: se você optar que seus funcionários façam a contagem de caixa várias vezes por dia, é possível habilitar esta funcionalidade para forçar que a contagem de caixa seja realizada de tempo em tempo (definido via configuração). É recomendável deixar esta opção desabilitada.
Bloquear fechamento do caixa antes do horário estipulado: caso opte por não permitir o fechamento do caixa e da loja antes do horário especificado, habilite esta função.
Após quantos dias a senha é considerada antiga: força para que as senhas dos usuários sejam alteradas a cada vez que essa quantidade de dias for atingida, considerando a data da última alteração de senha.
Quantidade máxima diária de desbloqueio temporário de caixa: quando a funcionalidade "Contagens intermediárias atrasadas bloqueia sistema" estiver ativada, existirá uma quantidade máxima em que o bloqueio emergencial poderá ser feito. A quantidade definida aqui será a quantidade considerada pelo sistema.
Quantidade máxima de janelas abertas simultaneamente por computador: caso queira que os usuários mantenham a tela de trabalho mais limpa e organizada possível, restrinja o número de janelas que podem ser abertas simultaneamente.
Sessão autenticada expira após quantos segundos: cada vez que um usuário efetua login no sistema, sua sessão ficará ativa por X segundos sem que seja necessário digitar a senha novamente. Defina este tempo, em segundos, utilizando este campo.
Validade do Alvará da Vigilância Sanitária: funcionalidade que exibirá um aviso continuo na barra de status do programa quando estiver faltando 2 meses ou menos para renovação do Alvará Sanitário. Esta funcionalidade tem caráter informativo, apenas.
Cadastrar, editar e remover usuário
Passo 01
Acesse o menu Sistema / Cadastro de usuários e permissões.
Passo 02
Clique no botão Novo usuário para cadastrar um novo usuário.
Redefinir senha: Clique no ícone para criar uma nova senha para o usuário selecionado.
Alterar permissões: Clique no ícone para adicionar ou remover permissões do usuário selecionado.
Inativar / Ativar: Não é possível remover um usuário pois assim haveria dados faltantes no histórico de vendas, por exemplo. Quando um funcionário for desligado da empresa, inative seu login.
Alterar senha
Passo 01
Acesse o menu Sistema / Alterar minha senha.
Passo 02
Digite os dados solicitados e, em seguida, clique no botão Alterar senha.
Atualizar versão do sistema
Passo 01
Acesse o menu Sistema / Baixar versão atualizada do sistema.
Caso tenha uma nova versão disponível, o download e atualização serão realizados.
Atualizar preços dos medicamentos
Passo 01
Acesse o menu Sistema / Baixar versão atualizada do arquivo de preços / cadastros.
Caso tenha uma nova versão do arquivo disponível, o download e atualização serão realizados. Todo o procedimento de atualização demora em torno de 10 minutos, pois são quase 100 mil produtos para atualizar (Enquanto a atualização estiver em andamento, não será possível fechar o programa para evitar incosistências nos cadastros).
A atualização de preços e cadastros, se disponível, é realizada todo dia, automaticamente, às 14h. Então não será necessário a verificação manual de atualização de preços (apenas se solicitado pelo suporte técnico da CSC Sistemas).
Relatórios gráficos
Resumo do dia
Passo 01
Acesse o menu Relatórios.
Passo 02
Acesse o menu Resumo do dia.
Passo 03
Escolha a data e clique no botão Visualizar. O relatório será gerado logo em seguida.
Atendimentos & Vendas
Passo 01
Acesse o menu Relatórios.
Passo 02
Acesse o menu Relatórios / Gráficos / Atendimentos e vendas.
Passo 03
Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.
Vendas por seção
Passo 01
Clique no menu Relatórios.
Passo 02
Clique no menu Relatórios / Gráficos / Vendas por seção.
Passo 03
Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.
Lucro por forma de pagamento
Passo 01
Clique no menu Relatórios.
Passo 02
Acesse o menu Relatórios / Gráficos / Lucro por forma de pagamento.
Passo 03
Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.
Lucro por seção
Passo 01
Clique no menu Relatórios.
Passo 02
Acesse o menu Relatórios / Gráficos / Lucro por seção.
Passo 03
Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.
Histórico da posição do estoque
Passo 01
Clique no menu Relatórios.
Passo 02
Acesse o menu Relatórios / Gráficos / Evolução do estoque.
Passo 03
Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.
Comparativo Vendas vs Estoque
Passo 01
Clique no menu Relatórios.
Passo 02
Acesse o menu Relatórios / Gráficos / Comparativo vendas x estoque.
Passo 03
Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.
Ticket médio
Passo 01
Clique no menu Relatórios.
Passo 02
Acesse o menu Relatórios / Gráficos / Ticket médio.
Passo 03
Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.
Participação por vendedor
Passo 01
Clique no menu Relatórios.
Passo 02
Acesse o menu Relatórios / Gráficos / Participação por vendedor.
Passo 03
Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.
Vendas por classe terapêutica
Passo 01
Clique no menu Relatórios.
Passo 02
Acesse o menu Relatórios / Gráficos / Vendas por classe terapêutica
Passo 03
Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.
Vendas medicamentos uso contínuo
Passo 01
Clique no menu Relatórios.
Passo 02
Acesse o menu Relatórios / Gráficos / Vendas med. uso contínuo
Passo 03
Preencha os parâmetros e clique no botão Visualizar.